Os pontos comuns da equipe de marketing para melhorar a colaboração

O alinhamento de vendas e marketing com relação aos objetivos a serem alcançados e o compartilhamento de resultados é uma das prioridades das empresas atualmente. No entanto, esses dois departamentos são rivais há várias décadas, por isso pode ser difícil fazê-los trabalhar juntos naturalmente.

Neste artigo, tentaremos encontrar alguns interesses comuns para ajudar as empresas a criar uma equipe de marketing eficiente.

Por que estamos falando cada vez mais sobre smarketing?
O motivo é simples: alinhar a força de marketing e vendas às metas de rotatividade da empresa ajuda a garantir que esses dois departamentos historicamente conflitantes colaborem e compartilhem informações sobre clientes e prospects.

Existem várias áreas nas quais existem pontos de contato e conflito entre vendas e marketing: a abordagem e as motivações para o trabalho, os objetivos a serem alcançados, as atividades diárias. O LinkedIn fez uma análise interessante que muda o ponto de vista e tenta encontrar interesses em comum entre os dois departamentos: quais são os conteúdos mais interessantes para a equipe de marketing?

O primeiro número não é exatamente surpreendente: a força de vendas está interessada em histórias relacionadas às empresas , enquanto o marketing busca idéias mais relacionadas às estratégias.

A pesquisa da força de vendas está focada em tópicos como:

gerenciamento de vendas
desenvolvimento de negócios
estratégias de vendas
Nova frase de chamariz


A atenção do marketing, no entanto, é mais focada em palavras-chave como:

motores de busca
SEO
marketing social
Segundo alguns especialistas em negócios, a principal razão dos conflitos entre vendas e marketing é que esses dois departamentos falam idiomas diferentes. Por exemplo, o marketing observa dados de engajamento, como impressões e cliques de pouco interesse para a força de vendas, quando comparado às metas mensais.

Simplificando, no marketing você estuda os detalhes e técnicas que compõem as estratégias, enquanto nas vendas o que importa é o resultado obtido. No entanto, existem pontos de contato, vamos vê-los abaixo.

Os interesses comuns da equipe de marketing
Até o momento, analisamos as possíveis causas de tensão e conflito entre vendas e marketing, mas se você deseja unir os departamentos, criando um voltado para o aumento da rotatividade da empresa, é bom conhecer os tópicos que estimulam a curiosidade de todos.

CRM - Gerenciamento de relacionamento com cliente
A escolha e o uso eficaz de um software de CRM podem fazer a diferença entre uma equipe de marketing bem-sucedida e uma equipe de marketing ruim.

O CRM é essencial no gerenciamento de processos, porque todos os clientes e leads da empresa estão registrados. Em uma única plataforma, o marketing e as vendas podem acessar as informações de contato e entender a eficácia dos processos de geração, nutrição, qualificação e vendas de leads, respectivamente.


Transformação digital
Aqui está outro tópico que é bastante debatido e considerado interessante por todas as áreas da empresa. A transformação digital refere-se a várias atividades em geral, desde marketing (online) até vendas (com o suporte de CRM e vendas de entrada ), mas também o gerenciamento de RH, produção, compras, logística etc.

O que é importante ressaltar é que, para ter sucesso na transformação digital e ser verdadeiramente capaz de reagir de maneira ágil às demandas de um mercado em constante mudança, a primeira mudança deve ser cultural. Se você quiser aprofundar o tópico, clique aqui e leia nosso artigo dedicado . um artigo para blog pode te ajudar

Brexit
Bem, sim, o Brexit é um dos tópicos mais importantes que estão mantendo e afetando os profissionais de marketing e vendas. São os vendedores que estão particularmente preocupados com o impacto potencial que a saída do Reino Unido da UE pode ter no alcance de suas metas de vendas, especialmente quando o volume de negócios da empresa deriva de exportações.bandeira britânica close-up

Alinhamento de vendas e marketing
O tópico principal do artigo que você está lendo também é um dos considerados mais interessantes pelos departamentos de vendas e marketing: a criação de uma equipe de smarketing.

Quais estratégias são melhores para ativar? Quais são os comportamentos eficazes para compartilhar metas e maximizar resultados?

Conhecer as prioridades e alavancas para melhorar a motivação dos funcionários é o primeiro passo para um marketing eficaz. Vimos que o interesse em técnicas e canais para ativar estratégias é mais amplo no marketing, enquanto as vendas estão mais preocupadas com o desenvolvimento e a rotatividade de pipeline, mas ambos os departamentos compartilham certa sensibilidade a questões transversais, como transformação digital e tópica, como o Brexit.

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