Creche ou pré-escola: ajudando seu filho a ajustar


Por Tonia Moore

Como posso ter certeza de que meu filho se sente pronto para creche ou pré-escola?


Para começar, lembre-se de que você e seu filho precisarão de tempo para se acostumar com a nova configuração. Tente ser paciente; Mesmo que você faça todo o possível para preparar seu filho, provavelmente levará alguns dias até que ela pule para você no horário do coletor, mais ansiosa para lhe mostrar seu projeto artístico do que ir para casa.

Aqui estão algumas dicas sobre o que você pode fazer de antemão:

Aprenda o máximo possível sobre a creche ou a escola antes do primeiro dia de seu filho, para que possa responder às perguntas dela. E faça questão de dizer a ela - sem exagero ou falso entusiasmo - sobre uma ou duas das atividades divertidas que ela vai participar, seja na sala de aula ou no playground.
Fale sobre a mudança com calma, expressando confiança de que tudo vai bem. Seu filho perceberá suas expectativas - e provavelmente as cumprirá.
Visite a creche ou a sala de aula com seu filho antes de seu primeiro dia. Apresente-a ao diretor ou ao professor e deixe que ela verifique o local e as pessoas em seu próprio ritmo. Aguarde que ela fale ou brinque até que tenha tempo de se sentir confortável.
Encontre uma história sobre uma criança frequentar a creche ou a escola pela primeira vez e leia-a em conjunto. Alguns bons livros são See You Later, Alligator , de Laura McGee Kvasnosky; Você vai voltar para mim? por Ann Tompert; Creche de Adão , por Julie Ovenell-Carter (mais útil se seu filho, como Adão, estiver indo para uma creche baseada na casa de alguém); e, para crianças que já gostavam de Carl, o rottweiler, Carl Goes to Daycare , de Alexandra Day. Se seu filho está começando a pré-escola, ela vai amar Amanda Pig, Schoolgirl , de Jean Van Leeuwen; Eu vou ter um amigo? por Miriam Cohen; ou Miss Bindergarten está pronta para o jardim de infância , por Joseph Slate.
Introduza mais estrutura para o dia do seu filho durante as semanas antes de começar a creche ou pré-escola. Você pode adicionar o "tempo da história" logo após o almoço, por exemplo, ou "hora do silêncio" depois de brincar no jardim. Se você der um passo adiante e adotar o cronograma básico de seu programa por algumas semanas antes de seu primeiro dia, você a ajudará a entrar facilmente na rotina.
Dê ao seu filho alguma prática seguindo as instruções, cooperando com os outros, pegando os brinquedos que ela usou e fazendo escolhas. Transforme o processo de aprendizado em um jogo, se possível, ou pelo menos mantenha uma atitude descontraída sobre isso. (A maioria das crianças se comportará melhor para seus professores do que para seus pais, então não se preocupe se seu filho resistir.) Vocês dois podem se revezar colocando peças em um quebra-cabeça; você pode dar ao seu filho algumas instruções divertidas ("escolha um lápis e desenhe uma flor") ou até mesmo jogar Simon Says. Quando você apresenta escolhas, seja específico e limite o número de opções ("Você quer olhar para um livro de imagens ou brincar com blocos?").
Aqui estão algumas dicas para ajudar o primeiro dia a correr bem:

Muitas creches permitem e até incentivam os pais a passarem algum tempo lá no primeiro dia (ou nos primeiros dias). Você é provavelmente o melhor juiz para saber se isso tranquilizaria seu filho ou simplesmente inibiria suas interações com o professor e outras crianças.
Se você acha que pode consolar seu filho, peça a ela para escolher um brinquedo amado para levá-lo. Se o programa tem regras contra isso, sugira que ela traga uma foto sua ou do animal de estimação da família, ou deixe-a escolher algo que a lembre de você - um grampo de cabelo que você usa com frequência, uma de suas luvas.
Se você está começando um trabalho ou voltando ao trabalho quando seu filho entra em seu programa, explique o que você estará fazendo enquanto estiver lá.
Às vezes as crianças temem que seus pais não consigam encontrá-las. Certifique-se de que seu filho entenda que você sabe como chegar ao centro ou à escola de onde quer que você esteja, e que sabe como chamar o lugar também. Você também pode mencionar que os adultos encarregados poderão ligar para você se for necessário.
Seja claro sobre quem vai buscá-la e quando. Descubra com o diretor ou professor qual será o último evento do dia e diga a seu filho que ele o verá depois que o grupo fizer essa atividade.
Nunca se esgueire quando for a hora de dizer adeus, mesmo que esteja se divertindo muito. Dê-lhe um beijo rápido (contanto que não a envergonhe) e um alegre "Vejo você depois do cântico". Se ela chorar, gritar ou se agarrar a você, seja favorável ("Eu sei que isso é um pouco assustador"), mas firme e calma. Muitas vezes é útil desenvolver um breve ritual de despedida - acenando pela janela ou mandando um beijo da porta - para que seu filho saiba o que esperar e você não seja arrastado para arrastá-lo para fora.
Depois de sair, não volte até a hora de seu filho ir para casa.
Chegue um pouco cedo para buscá-la durante a primeira semana, e, a partir daí, tome medidas para garantir que você nunca se atrase. Dois minutos de espera podem parecer excruciantes para uma criança quando "todas as outras crianças" cumprimentam alegremente seus pais.
Como posso saber se meu filho está se adaptando?

No caminho para casa, pergunte ao seu filho o que foi divertido ou especial sobre o dia. Pergunte a quais crianças ela gosta de brincar. (Não ignore o negativo, no entanto: se ela sugerir que ela não gosta de algo ou de alguém, incentive-a a falar sobre isso.) Se o seu filho não for promissor, não o importune. Apenas fique aberto para qualquer coisa que ela queira dizer. Aproveite todas as oportunidades para visitar o centro ou a escola e ter uma conversa amigável com os adultos responsáveis. Em vez de dizer a eles como você acha que seu filho está se dando bem, peça suas opiniões e mostre que está aberto a sugestões sobre como você pode ajudar seu filho a ter a melhor experiência possível.

E se meu filho tiver problemas para se ajustar?

Seja paciente. Algumas crianças choram a cada separação - ou a cada reunião - por um tempo. Pergunte ao diretor ou ao professor se seu filho parece estar se divertindo o resto do tempo. Aqui estão algumas outras sugestões que podem ajudar:

Não critique os instrutores ou o programa na frente do seu filho. Se ela o ouvir reclamando sobre as regras de coleta ou dizendo que sua professora é densa (mesmo que ela não saiba o que isso significa), ela se sentirá desconfortável e resistirá a se acomodar. Ela precisa sentir que aprova a lei. colocar e confiar nas pessoas com quem ela passa tanto tempo.
Mantenha a frequência do seu filho regular. Se você deixá-la pular a pré-escola porque ela implorou por um dia em casa ou ficou acordada até tarde na noite anterior, ela provavelmente vai lhe dar problemas a qualquer momento que ela não estiver com vontade de ir. Na verdade, é mais difícil para a maioria das crianças se elas acham que têm alguma escolha no assunto; todas as manhãs, eles se perguntam se querem ou não ficar em casa. Deixe claro que você espera que ela vá a menos que ela esteja muito doente.
Se seu filho continuar ansioso, tente descobrir se há um problema específico. Ela pode estar em desacordo com outra criança em seu grupo, ou talvez ela tenha entendido mal uma regra e teme não poder cumpri-la. Se ela está tendo problemas para fazer amigos, veja se ela gostaria de convidar outras crianças no programa no final de semana. Veja como ela brinca com as outras crianças: ela se mostra, dá um jeito, ou tenta demais para fazê-las gostar dela? Embora seja um pouco doloroso reconhecer um comportamento desagradável em seu próprio filho, ele pode oferecer uma boa oportunidade para guiá-la gentilmente para o desenvolvimento de habilidades sociais.





























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