Por que você deve organizar um evento de café - e como fazer isso

 Toda comunidade cafeeira próspera precisa de eventos. Eles permitem que as pessoas se encontrem, discutam e colaborem. Eles fornecem uma plataforma para inovação. Eles ajudam os profissionais a melhorar suas habilidades, seja aprendendo coisas novas ou competindo. Eles espalham paixão e entusiasmo, ao fazer um café especial .



Quer se trate de um encontro semanal de café ou de uma competição de baristas em vários estágios, veja por que você precisa organizar um evento - e como fazê-lo.


(Ah, e não se esqueça de verificar nosso Calendário de Eventos para outros eventos perto de você!)


Versão em espanhol:  Por Qué Deberías Organizar un Evento de Café - Y cómo hacerlo


derramar


Acompanhe as tendências do café participando de eventos. Crédito: Thanish Suvanish via Man Make Coffee


POR QUE VOCÊ DEVE ORGANIZAR EVENTOS DE CAFÉ

Se você adora café, vai se beneficiar com a participação em eventos. Isso é verdade, seja você um profissional ou um aquarista. Além de muita diversão (e um certo grau de estresse), eles lhe trarão oportunidades de networking e uma comunidade de café solidária. Eles o ajudarão a entender o café de novas maneiras e a trabalhar para melhorar suas habilidades com pessoas que também estão aprendendo.


Talvez você tenha a sorte de morar em uma área com muitos eventos. No entanto, posso garantir que, se você pensar um pouco sobre isso, você vai pensar em um evento diferente que você adoraria participar. Talvez haja competições de baristas em sua cidade local, mas são todas muito sérias: você quer que os concorrentes tenham que contar uma nova piada sobre o café a cada dose. Ou talvez não sejam sérios o suficiente para você.


O que quer que você queira ver, você pode fazer acontecer. A grande vantagem de organizar seu próprio evento é que ele se torna exatamente o tipo de evento que você deseja participar .


Além do mais, se você é dono de um café ou torrefação, então você definitivamente deveria estar organizando eventos. São oportunidades para consolidar sua marca, fornecer serviços diferenciados para seus clientes regulares e até mesmo conquistar novos clientes.


Então, vamos dar uma olhada em como fazer isso ...


ENCONTRE SEU C-TEAM

Esqueça o time A: você precisa de um time C. E com isso, quero dizer Coffee Team. Quanto mais você tenta controlar cada pequeno detalhe de um evento, mais difícil será. Em vez disso, alinhe-se com pessoas com ideias semelhantes que compartilham seus objetivos para que você possa compartilhar as responsabilidades.


Claro, encontrar essas pessoas nem sempre é fácil ... mas quanto mais você frequenta cafeterias, conversa com baristas e participa de eventos, mais fácil fica!


pessoal do café


Trabalhe em equipe. Crédito: Krust Cafe, George, África do Sul


COMO ESCOLHER O SEU LOCAL

Se você for proprietário de uma empresa, provavelmente desejará usar seu próprio lugar. Porém, se for muito pequeno, o seguro não cobre eventos, ou se você não for empresário, terá que encontrar um lugar para hospedar o evento.


O local onde você escolhe dependerá, até certo ponto, do tipo de evento. Lembre-se de levar em consideração pontos práticos - espaço, transporte local, tomadas elétricas suficientes - e não apenas se você é amigo do proprietário.


Não se esqueça de considerar a marca também. Esta será uma grande oportunidade de marketing para o proprietário do local e uma oportunidade fácil para você conseguir mais participantes! Quer se trate de uma cafeteria, torrefação ou qualquer outra coisa, descubra que tipos de eventos seus clientes gostariam de comparecer. Pesquisas do Facebook, conversas cara a cara ou pesquisas simples com cada pedido de café são uma ótima maneira de o proprietário da empresa fazer isso.


Mais importante ainda, ao escolher um local, certifique-se de permanecer profissional. Há uma chance de que todas as empresas que você considera estejam competindo umas com as outras. Não engane ninguém, nem tente jogar negócios uns contra os outros para conseguir negócios melhores, porque a última coisa que você quer é uma situação do tipo ele-disse-ela-disse.


cafeteria


Há muitas coisas a se considerar ao escolher o local perfeito. Crédito: Café Vintage


QUE TIPO DE EVENTO VOCÊ DEVE HOSPEDAR?

Há uma grande variedade de eventos que você pode hospedar, e eu não poderia listar todos eles. Mas, para você começar, aqui estão cinco sugestões que vão de iniciante a profissional em café.


1. Uma noite de apreciação do café

Essa é uma ótima maneira de despertar o interesse do público e responder a perguntas sobre o café. Começo com alguns fatos sobre o que é o café, como ele mudou ao longo do tempo e como é importante para diferentes culturas em todo o mundo. Em seguida, ofereço uma degustação de bebidas de café do dia a dia, como americanos, cappuccinos e assim por diante. Essas noites devem ser curtas e informativas, uma vez que são projetadas para um consumidor “iniciante”.


cafeteria


Os eventos podem ajudar os consumidores a desenvolver uma nova apreciação pelo café. Crédito: Huckleberry Roasters


2. Uma Noite de Métodos de Fabricação

Este é um bom evento para consumidores que sabem que gostam de café e podem ter visto alguns derramamentos ou até mesmo usado um ou dois, mas querem aperfeiçoar seus métodos de preparo. É uma maneira divertida e interativa de aprender mais sobre o café e pode apresentar Kalita Wave , V60 , AeroPress , Chemex , sifão e até mesmo alguns dos métodos de preparação mais incomuns .


Tente realizar este evento em algum lugar que tenha todos esses equipamentos à venda. Isso ajuda tanto o local quanto os participantes que decidem que gostam do perfil de sabor de um método específico. Além disso, recomendo usar o mesmo café para cada método de preparação. Se você optar por comprar de uma variedade de torrefadores de café, no entanto, isso pode tornar o patrocínio do evento mais fácil.


Cafeteria


Apresente aos consumidores uma variedade de métodos de fermentação. Crédito: Café Metódico


3. Desenvolvimento do paladar / degustação de café

Isso é ótimo para pessoas que ainda não estão prontas para uma xícara de café, mas estão começando a ficar curiosas sobre equilíbrio, corpo, aroma e sabor. Mesmo os amantes de café de longa data podem se beneficiar muito com esses eventos! Experimente oferecer frutas, nozes, chocolate e outros alimentos que ajudem os participantes a entender as notas comuns de café e, em seguida, sirva três ou quatro cafés com perfis semelhantes.


ventosas


Tudo o que você precisa para degustar e desenvolver o paladar do café. Crédito: Krust Cafe, George, África do Sul


CONSULTE TAMBÉM:  Como organizar um Latte Art Throwdown em 7 etapas


4. Xícaras de café / degustação de xícaras

A degustação é um bom passo à frente de uma noite de desenvolvimento do palato. Também é ótimo ouvir as opiniões diferentes de cada pessoa sobre os cafés. Você pode aprender muito com as impressões de outras pessoas!


Quando organizo este evento, gosto de acompanhar a degustação com uma competição de degustadores de xícaras. Isso adiciona entusiasmo e é uma ótima oportunidade de ver as pessoas aplicarem o que aprenderam. Mas se você estiver fazendo isso, certifique-se de ter uma equipe experiente e bem informada para ajudá-lo.


xícara de café


Eventos de degustação são uma ótima maneira de deixar as pessoas entusiasmadas com o café. Crédito: Fotografia de Jason Risner


5. Barista Jams / Latte Art Throwdowns

Esses eventos podem ser realizados em qualquer café, e até quem não quer competir vai se divertir assistindo. Por isso, reúna alguns baristas apaixonados e convide-os a mostrar a sua melhor arte. Experimente convidar uma “celebridade” local para julgar; isso vai adicionar um pouco de zumbido. E para deixar tudo ainda mais emocionante, peça às cafeterias que patrocinem prêmios, como adulteradores, jarras ou até alguns sacos de café.


Latte art thorwdown


Todo mundo gosta de assistir a uma queda de arte com leite. Crédito: Abner Roldán


Não faltam eventos que você pode hospedar, dependendo do que você deseja obter dessa experiência. E qualquer evento que você escolher ajudará as pessoas a fazer novas conexões, inspirar novos amantes do café e estimular o desenvolvimento do cenário de especialidades locais. Então, o que você está esperando? Comece a organizar e vamos começar a diversão!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quando manter uma criança doente

Requisitos para abrir uma lavanderia de autoatendimento

Viagens de carro com crianças: já chegamos?